No artigo de hoje continuamos a falar de um conjunto de hábitos e atitudes que você pode assumir na sua vida para viver uma vida diferente, mais apaixonante e com propósito.

Se ainda não leu os dois artigos anteriores aceda aqui: artigo I e artigo II.

17. Pelo que você está mais grato?

Pergunte a si próprio pelo que você está mais agradecido neste momento? Tome um momento para fazer um balanço de tudo o que você alcançou na sua vida e reflita sobre o significado dessas conquistas para si.

Esta reflexão é importante porque ajuda-o a ter uma maior clareza daquilo que você quer alcançar para a sua vida e daquilo que o faz feliz.

Provavelmente já conseguiu alcançar várias coisas e que hoje o fazem sentir feliz, mas ainda não tinha ainda a consciência disso.

O facto de nos sentirmos gratos por algo da nossa vida, por mais insignificante que seja, terá um impacto muito positivo no nosso estado de espirito.

Pelo facto de sentir gratidão, quando praticado regularmente, terá um grande impacto na sua vida. Pode ser simplesmente, sentir-se grato por estar vivo, ter um emprego, ter uma companheira que está ao seu lado nos piores e melhores momentos, ter um lar, ou por ser saudável.

Desafio-o a agradecer todos os dias, por 3 coisas pelas quais se sinta grato.

Então pelo que você está grato hoje?

Quais são os seus motivos para se sentir grato?

18. Lembre-se: O Seu Propósito Não Precisa de Ser A Sua Carreira

Eis algo que muitas vezes ignoramos: viver o seu propósito não precisa ter só haver com a sua carreira. Muitas vezes pensamos que, para viver nosso sonho e encontrar significado na nossa vida, precisamos encontrar a carreira ou trabalho perfeito. Não é assim: na verdade, muitas vezes, trabalhar por dinheiro será o responsável por retirar a alegria do que você faz.

Em vez disso, aprenda a amar o que você faz no seu trabalho por si só. Faça isso independentemente de ser algo que você faz por dinheiro. Mesmo se você odeia o seu trabalho, existe sempre algo positivo e do seu agrado em que se possa focar.

Assim, você se sentirá cada vez melhor com o seu trabalho.

Se você não tem o trabalho dos seus sonhos, e o seu propósito é algo que você faz nos seus tempos livres, talvez deva encarar o seu trabalho como algo que garanta a sua subsistência e permita ainda assim você viver o seu propósito.

Liste pelo menos 20 aspetos positivos do seu trabalho (por mais insignificantes que sejam). Obrigue-se só a levantar da cadeira quando terminar a lista dos 20 aspetos positivos. Desta forma você irá se esforçar por ver os aspetos que não estavam à vista.

 

19. Nunca É Tarde Demais Para Ser O Que Você Sempre Quis Ser!

Você pode estar tentado a pensar que é muito tarde para alcançar o que você deseja alcançar …na verdade, nunca é tarde!

Tome este exemplo: imagine que você sempre quis ser astronauta, mas atualmente você já fez 50 anos de idade e por esse facto você não tem oportunidade de seguir esse sonho devido aos requisitos físicos exigentes necessários. Ao fim ao cabo, o que o fascina é a descoberta de novos planetas e estrelas.

Talvez você já não possa ser um astronauta, mas certamente você poderá ser um astrônomo.

Como vê nunca é tarde para ser o que você sempre quis ser, porque existe sempre uma forma de encontrar outras alternativas de fazer aquilo que sempre o apaixonou, independentemente da idade que tem.

Se considera que é tarde para você seguir o seu sonho, reflita sobre as alternativas que tem à sua disposição e que se encaixam no atual ponto da sua vida e que o fará sentir-se realizado.

20. Lembre-se da Jornada do Herói

A jornada do herói é uma estrutura literária que os escritores normalmente utilizam para escrever as suas histórias nos seus livros ou argumentos de filmes.

Se pensar um pouco a respeito, você pode verificar que os filmes e os livros têm normalmente um herói que ao longo da história passa por uma série de dificuldades e perigos até que conseguedar a volta e sair vitorioso.

Na realidade é isto que acabamos por muitas vezes viver na nossa vida: várias dificuldades com que nos deparamos, mas se formos persistentes acabaremos por sair vitoriosos.

Reflita sobre a sua vida até ao momento: que dificuldades você ultrapassou e saiu vitorioso?

Se você está neste momento a passar por um período difícil da sua vida, reflita sobre como poderá sair vitorioso?

Esta reflexão servirá para entender que a vida é feita destas coisas, e além disso passará a ter uma atitude mais positiva e serena sobre a vida. Como diz o ditado: “Depois da tempestade vem a bonança!”

A jornada do herói para viver uma vida com propósito

21. Comece o Seu Dia Com Uma Lista de Verificação

As listas de verificação ajudam a garantir que as coisas sejam feitas. Por outro lado, à medida que vai concluindo e riscando as tarefas definidas, você vai sentir-se mais produtivo e motivado. Tenha o cuidado de escrever a sua lista no dia anterior para quando o dia começar você se focar em fazer o que tem de fazer.

Desafio-o hoje a escrever a sua lista com as tarefas importantes que tem de fazer para atingir os seus objetivos, quer pessoais, quer profissionais.

É maravilhosa a sensação de ter concluído aquilo que se propôs a fazer no seu dia.

Checklist diário

22. Propósito é Viver num Estado de Fluxo

 Encontrar e viver o seu propósito de vida, significa que você vive a sua vida num estado de fluxo. Isso significa que você quando está a fazer aquilo que verdadeiramente o apaixona, frequentemente nem dá pelo tempo passar. Certamente você tem atividades que quando as faz perde a noção do tempo e fica num estado de felicidade e alegria.

Permita-se hoje fazer uma dessas atividades. Aproveite a vida vivendo intensamente!!!

Viva a sua vida num estado de fluxo

 

23. Viver o Seu Propósito Torna-o Mais Atraente

Quando achamos o nosso propósito e vivemos em fluxo nos tornamos mais atraentes. Isto acontece porque começamos a falar inteiramente com o nosso corpo. O nosso entusiasmo torna-se contagioso ao ponto de as pessoas ficarem encantadas com o que temos a dizer, pelo simples facto de que o fazemos de forma apaixonada.

Que assuntos você adora falar e o apaixonam?

Hoje, quando estiver a conversar com alguém, fale sobre algo relacionado com essas paixões e verifique a forma como você se envolve com o que está a expressar.

 

No próximo artigo apresentar-lhe-ei as restantes atitudes que você pode por em prática no seu dia-a-dia para ter uma vida com mais sentido e significado.

Tenha um dia fantástico!!!

Leave A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.