30 Dias de inspiração para uma vida com mais significado

Você está preparado para tornar os próximos 30 dias, os mais fantásticos e impactantes dias da sua vida?

Você está preparado para descobrir como “orientar as suas velas” numa nova direção, e ver a sua vida a se transformar a cada dia que passa?

Eis o desafio que lhe vou fazer: ao longo dos próximos 30 dias você vai assumir fazer algo que foge à sua rotina do dia-a-dia.  A cada dia leia uma nova mensagem na lista que se seguirá e reflita sobre ela e principalmente ponha em prática cada uma dessas novas atitudes.

Se queremos uma vida diferente, temos de fazer coisas diferentes e de forma diferente do que temos feito até agora. E isso é valido para quem busca viver uma vida com sentido, de forma entusiasmante e intensa.

Acredito que ao fim de 30 dias, fazendo cada um desses desafios. você irá notar uma diferença significativa na sua vida.

Está preparado?!
Vamos então começar:

1. Saboreie cada momento

Você já ingeriu uma refeição tão rapidamente, que em vez de mastigar apenas engoliu a comida? Provavelmente você ficou maldisposto e a refeição não lhe soube muito bem, não é verdade?!

Saborear cada trago de comida que ingere, torna o ato de comer muito mais agradável e até prazeroso. Esta é uma metáfora perfeita para a vida!

Você vive cada um dos seus dias, preocupado com o futuro, e a remoer o passado? …ou talvez você viva numa correria incessante, e não para nem um minuto para saborear as coisas simples e belas da vida?

Permita-se hoje abrandar o seu ritmo por alguns minutos e fazer algo que talvez você já não faça há algum tempo: passear ao longo do parque e apreciar a paisagem, ver o pôr do sol, tomar um café numa esplanada, enquanto simplesmente observa a vista…

Que momento você vai saborear hoje?

 

 

 

2. Já ajudou alguém hoje?

Ajudar os outros é, sem dúvida, uma das melhores formas de obter mais significado para os seus dias e para a sua vida. Esta atitude desencadeia uma libertação de endorfinas no seu corpo, que é conhecida como a hormona[1] do bem-estar, e que nos faz sentir incríveis, pelo simples facto de melhorar o nosso bom humor.

Além disso, ajudar os outros gerará um impacto positivo na vida dessas pessoas.

Então de que forma você pode ajudar alguém hoje?

 

3. Faça algo novo

Pense nas últimas semanas que passaram: você consegue se lembrar do que fez na última quinta-feira? Lembra-se o que você comeu? Que roupa vestiu?…

A grande questão é que se passarmos as nossas vidas a fazer o mesmo e mantendo as nossas rotinas, então é natural que não sejamos capazes de nos lembrar de nada em especial. Desta forma a nossa vida parece mais curta quando refletimos sobre isso.

Para que você tenha realmente uma vida que seja marcante, precisa de acrescentar aos seus dias coisas novas. Na pratica, você não precisa de fazer algo extravagante ou dispendioso, pode ser algo simples como comer um prato indiano, assistir a uma aula experimental de artes marciais, ler um jornal diferente, visitar um museu, provar um novo sabor de chá, começar um novo hobbie, etc…

Que algo novo você está disposto a fazer hoje?

 

4. Mude o seu ambiente

Você já foi do quarto para a sala e se esqueceu do que ia buscar?

Isto é chamado efeito de “passagem pela porta”[2] e acontece quando mudamos entre ambientes que são diferentes entre si. O resultado é que você acaba por mudar o seu pensamento até o ponto que você se esqueceu do que estava a procurar.

Podemos explorar explorar de forma positiva, o impacto que os diferentes ambientes tem sobre nós para alterar a nossa perspetiva e obter uma nova perceção ou até mesmo um novo estado mental e emocional.

Quando me refiro a ambientes, quero dizer que poderão ser áreas dentro de casa, escritório ou ambientes externos como por exemplo: jardim, esplanada, varanda, etc e que poderão ser explorados em diversos contextos, como é o caso do contexto profissional, lazer, familiar, etc.

Por exemplo, você pode fazer algumas alterações no seu ambiente de trabalho, mudando a sua secretária de lugar, ou até mesmo a disposição da arrumação da sua secretária. Ao fazer isto você poderá sentir-se, por exemplo, mais produtivo, criativo ou motivado. Outro exemp

lo: se você é um freelancer e costuma trabalhar sempre no escritório que tem em casa, talvez você possa se sentir mais criativo, passando a trabalhar numa esplanada de um bar.

Como você pode mudar hoje o seu ambiente?

 

5. Escolha um novo caminho para casa

Então, se novos ambientes tem um impacto sobre o nosso cérebro ao ponto de sermos capazes de ter uma nova forma de ver e sentir a realidade, então podemos usar este principio e escolher percursos alternativos quando voltamos para casa.

Somos seres de hábitos. Os hábitos fazem com que ajamos de forma automática, sem que para isso, tenhamos de gastar a nossa energia e o nosso tempo a pensar como fazer determinadas tarefas rotineiras. No entanto este mecanismo interno poderá, no limite, tornar-nos um pouco como um robot.

E porque não desafiar-nos a fazer de forma diferente uma tarefa rotineira como essa? Na verdade, isso pode resultar num desenvolvimento do seu cérebro, pelo simples facto de que irá obrigar a criar novas ligações neurais e ter um pacto positivo no seu desempenho! O cérebro é como um musculo que para funcionar de forma eficiente tem de ser exercitado.

Desafie-se a fazer algo rotineiro de forma diferente do habitual, o seu cérebro sairá beneficiado com isso.

Qual vai ser o caminho alternativo que vai percorrer hoje para sua casa?

 

6. Comece a escrever um diário

 Não partilhe apenas os seus momentos mais marcantes do dia com os outros, mas aproveite para imortaliza-los, escrevendo um diário. Não se limite a escrever os acontecimentos diários, mas também expresse os seus sentimentos, ideias, reflexões e aprendizagens do seu dia-a-dia.

Este hábito trará diversos benefícios para si tais como: tornar claros os seus pensamentos e emoções, perceber o seu progresso, conhecer-se melhor, gerir e processar acontecimentos intensos pelos quais tenha passado, melhorar a sua criatividade e escrita, e de forma geral irá um impacto positivo em si, ao nível emocional e físico[3].

Para alem disso, o seu diário será uma boa forma de reviver o seu passado e deixar um testemunho da sua vida para os seus descendentes.

Estes argumentos são suficientes para você começar a escrever o seu diário hoje mesmo?

Escrever um diário

 

7. Compartilhe os seus momentos

Tudo vale mais a pena quando compartilha com outras pessoas as suas experiências pessoais ou experiencias em comum. Vá em viagens, participe em passeios de grupo, tenha uma banda de garagem, organize um grupo para debater e partilhar ideias, ou simplesmente saia de casa e tome um copo e vá jantar com os seus amigos. É nestes ambientes que temos oportunidade de partilhar as nossas histórias e conhecer melhor as outras pessoas.

E o mais saboroso de tudo é relembrar momentos caricatos que foram vividos em comum no passado. Mesmo que você não tenha um grupo de amigos neste momento, você pode sempre procurar associações ou grupo de pessoas que tenham interesses em comum, para se associar e conhecer novas pessoas.

Qual vai ser a próximas experiência compartilhadas da qual você vai fazer parte?

 

8. Questione-se: O você que pode fazer pelo mundo?

Uma das melhores formas de encontrar um significado para a sua vida é questionar-se sobre o que você pode fazer pelo mundo? Como você pode criar um impacto positivo? Quais são suas habilidades e competências pessoais e como você pode usá-las a favor dos outros?

O sentimento de contribuição é um dos sentimentos mais poderosos que nos fazem sentir realmente bem.

Então de que forma você pode contribuir para o mundo hoje?

Como mudar o mundo

Na próxima semana partilharei consigo mais 8 reflexões para você tornar os próximos dias mais significativos.

[1] Hormônio (português do Brasil)

[2] Tradução livre do inglês: “Doorway Effect”

[3] Aceda ao estudo realizado sobre este assunto: http://apt.rcpsych.org/content/11/5/338.full

 

Leave A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.