Perguntas Frequentes

Como o Coaching me pode ajudar?

O Coaching ajuda-o a tirar melhor partido da sua vida, aproveitar melhor o seu tempo, alcançar objetivos pessoais e profissionais de forma a ter uma vida mais equilibrada, feliz e gratificante.

Qual é o papel do Coach?

O coach é um facilitador que através da utilização de ferramentas e de perguntas dirigidas ao cliente (coachee) cria as condições necessárias para que este faça uma reflexão e vá desenhando estratégias para alcançar os objetivos que pretende.
O Coach de modo algum dá conselhos, porque o Coaching parte do princípio que toda a pessoa possui o poder pessoal e as respostas de que necessita, mesmo não estando conscientes disso.

Para quem é o Coaching?

O Coaching é para pessoas que têm objetivos que querem atingir, e têm vontade de fazer as mudanças necessárias para alcançar os seus sonhos.
O Coaching é para pessoas que querem mudar algo na sua vida e que assumem a responsabilidade pela sua própria vida.

O que o Coaching não é?

Coaching não é aconselhamento, consultoria, formação, psicologia, palestras motivacionais, e muito menos um processo terapêutico.

Quais os princípios fundamentais da pratica do Coaching?

Segundo a ICF- International Coach Federation os princípios fundamentais do Coaching são:
1. Princípios éticos e profissionais
2. Contrato de Coaching
3. Confiança com o cliente
4. Presença
5. Escuta ativa
6. Perguntas Poderosas
7. Comunicação direta
8. Desenvolvimento da consciencialização
9. Definição de planos de ação
10. Planeamento e estabelecimento de objetivos
11. Acompanhamento do progresso e auto-responsabilização

Como funciona uma sessão de Coaching?

Antes de mais um profissional de Coaching rege-se por um código de ética (consulte aqui) de forma a salvaguardar os interesses do cliente.
Uma sessão de Coaching é feita entre o coach e o cliente (coachee) onde este procura atingir determinado objetivo ou mudança. Após começar a sessão, que pode ser feita presencialmente ou através de videoconferência ou telefone, o coachee é orientado através de um conjunto de perguntas assentes na seguinte metedologia do coahcing:

  1. Foco – ajudar o cliente a focar-se no que ele retende atingir,
  2. Consciencialização – facilitar a tomada de consciência do que pretende e quais os motivos que o leva a querer atingir esses objetivo;
  3. Responsabilização – possibilita que o cliente se responsabilize pelas mudanças a serem feitas sem que este esteja demasiado dependente dos aspetos externos a ele próprio.
  4. Comprometimento – nesta fase o cliente encontra estratégias para se comprometer com as ações necessárias para atingir o objetivo a que se propôs, aumentado assim as hipóteses de alcançar o seu objetivo.

Qual o número necessário de sessões de Coaching?

O número de sessões de coaching depende do grau de complexidade do objetivo ou da necessidade de trabalhar vários objetivos que o cliente possa ter. A relação do coach e coachee pressupões que seja por um tempo limitado uma vez que não deverá haver uma dependência entre ambos.
Contudo habitualmente proponho um processo de Coaching em 10 sessões pelo facto de considerar muito mais produtivo, uma vez que são abordadas várias estratégias para que possa garantir assim melhores resultados.

As sessões são confidenciais?

Enquanto coach sou obrigado pelo código de ética (consulte aqui) a manter o sigilo e a confidencialidade de tudo o que é abordado durante as sessões de coaching. Toda a informação resultante num processo de Coaching é apenas do conhecimento do coach e do cliente, sendo que, em momento algum, esta não é partilhada com mais ninguém.

Qual a importância do código de ética no coaching?

Como Coach estou comprometido com o código de ética (consulte aqui), o qual apenas os coaches certificados subscrevem. Este código de ética garante que todo o conteúdo abordado nas sessões de Coaching com o cliente seja confidencial, e por isso mantido em sigilo entre mim e você.
O Coaching é, acima de tudo uma relação de confiança mútua e de parceria, o que signfica que os conteúdos abordados na sessão pertecem exclusivamente ao cliente.

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