O Coaching como ferramenta para o desenvolvimento pessoal

O Desenvolvimento Pessoal é uma viagem que visa desbravar caminho na direcção da mudança e da autotransformação, tendo por base a busca do autoconhecimento em direcção à sua essência enquanto ser. Este caminho deverá levar-nos a descobrir a missão, valores e crenças que norteiam os nossos pensamentos, emoções e acções, de forma a viver uma vida plena e feliz.

coaching-para-atingir-objetivosA maior descoberta que cada pessoa pode fazer, é descobrir que é um ser com potencial ilimitado e que tem o poder pessoal para fazer acontecer os seus sonhos, que não são mais do que objetivos com uma data para acontecerem.

O Desenvolvimento Pessoal surge com um processo de aprendizagem, que ligado à ação resultará em mudança. Mas, é neste ponto que as pessoas “encravam”, por se focarem demasiado nos obstáculos e no passado e menos no presente e no futuro, bem como nas soluções.

Neste sentido, o Coaching como ferramenta, permite que o ser humano seja capaz de “fazer acontecer”, passando de um estado de sonhador para um estado de criador, para encontrar assim, o equilíbrio na sua vida e os resultados desejados.

Desta forma, a pessoa torna-se apta a atingir objectivos nas diferentes vertentes da sua vida, que dependendo dos seus motivos para agir – motivações, poderá ocorrer nas diversas dimensões: familiar, profissional, pessoal, interpessoal, etc.

O Coaching é na sua essência uma metodologia eficaz, que permite que cada pessoa encontre a motivação e os recursos interiores para atingir os objetivos pretendidos, partindo do princípio que cada pessoa tem em si todas as respostas que necessita.

Esta metodologia devolve o poder à pessoa, que fruto de diversos condicionamentos, resultantes da educação familiar, escolar e até mesmo da sociedade em geral, acaba por procurar fora de si as respostas e orientações que ele próprio, se tivesse consciência, encontraria em si mesmo.

As respostas, ou seja os conselhos que os outros nos dão, poderão ser úteis em determinadas situações, ou em dado momento da nossa vida, no entanto, as respostas que nos próprios descobrimos são aquelas que vão ao encontro das nossas verdadeiras expectativas, que por estarem alinhadas com os nossos valores e missão, são mais congruentes e mobilizadoras dos nossos recursos internos.

O Coaching nas suas diversas aplicações: auto-coaching, atitude coach ou como coaching profissional, permite que cada pessoa se foque no que realmente quer (foco) e porque quer, facilitando o processo de responsabilização para encontrar soluções e assumir o compromisso com os objectivos delineados, garantindo assim uma ação motivada e a obtenção de resultados positivos.

Leave A Comment