O que é e para que serve o Coaching?

Mais do que nunca se tem ouvido falar, um pouco por toda a parte, de Coaching, mas…, será que você sabe o que é realmente o Coaching? Para que serve? E como funciona?

Neste artigo vou responder-lhe a todas essas perguntas.

Por ser uma área relativamente recente, é frequente as pessoas não saberem exatamente, o que é, e para que serve, mas também porque é frequentemente confundido com outras abordagens e daí as pessoas ficarem confusas sobre este assunto.

O que é?

 O coaching é um processo baseado numa metodologia própria, para ajudar e apoiar pessoas a passarem do seu estado atual, com a qual não estão satisfeitas, para um estado desejado, no futuro.

Dito de outra forma, o Coaching ajuda as pessoas a focar e a tomar consciência do que querem e porque querem, e os passos que têm de dar para alcançar os seus objetivos, promovendo assim, mudanças positivas em diferentes áreas da sua vida.

O Coaching permite ainda, identificar obstáculos, encontrar soluções, criar planos de ação, e, aci
ma de tudo, obter a motivação e o comprometimento necessário para atingi
r os resultados desejados.

 

 

O que não é?

O Coaching é frequentemente confundido com outras abordagens. O Coaching não é: aconselhamento, consultoria, formação, psicologia, palestras motivacionais, e muito menos um processo terapêutico.

Através do processo de Coaching você próprio descobre as suas próprias respostas e define o
caminho que mais se adequa a si, rumo aos seus objetivos,
focando sempre no presente e no futuro, e acima de tudo, é você, enquanto cliente, que tem o protagonismo no processo, assumindo o coach apenas um papel de facilitador do processo.

De forma alguma o coach aconselha ou orienta o cliente, porque acreditamos que cada pessoa tem em si as respostas que necessita para ultrapassar os seus desafios, e, a capacidade de traçar o melhor caminho para encontrar as suas soluções. Por este facto o Coaching se diferencia de todas as outras abordagens conhecidas.

Para quem é?

Coaching é para pessoas que querem atingir objetivos, e que têm, acima de tudo, vontade de alcançar os seus sonhos.
É também para pessoas que querem fazer mudanças na sua vida e que assumem, ou querem assumir a responsabilidade pelo seu futuro.

 

Em que áreas é aplicado?

O Coaching é aplicado, essencialmente em dois âmbitos, que se dividem por sua vez, em áreas mais específicas e especializadas:

Âmbito pessoal:

Neste âmbito existe o Life coaching, ou seja o coaching de vida, que é orientado para as necessidades pessoais, como é o caso das relações interpessoais e familiares, falta de foco e propósito na vida, necessidade de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, mudança de hábitos, etc.

Âmbito profissional:

No âmbito profissional podemos encontrar 2 tipos de coaching:

Business coaching, que é orientado para auxiliar questões de negócios e das empresas e corporações, ou Executive Coaching, mais vocacionado para quem necessita promover melhorias no âmbito da sua carreira profissional.

Como funciona?

 O Coaching poderá ser aplicado em sessões individuais ou em grupo, presencialmente ou on-line.

O Coach, recorre a ferramentas e a perguntas dirigidas ao cliente, para que este faça uma reflexão e obtenha mais clareza daquilo que pretende alcançar, de forma a definir estratégias para alcançar os objetivos pretendidos.

Neste processo, que poderá ter várias sessões, o cliente é levado a aprofundar o seu autoconhecimento, foco e autoconfiança, bem como a aumentar o seu nível de comprometimento com os objetivos traçados.

O Coach, ao contrário de outros profissionais, não dá, de modo algum, conselhos, porque no Coaching parte-se do princípio que toda a pessoa possui o poder pessoal necessário, e as respostas mais adequadas para conseguir as transformações e os objetivos que pretende.

Nas sessões é promovido um clima de confiança, cooperação, compromisso e de confidencialidade.

Se acha que o Coaching é para si, desafio-o a solicitar uma sessão gratuita aqui: marcação de sessão gratuita

 

Leave A Comment