Quais os princípios e a metodologia que tornam o Coaching poderoso

Neste artigo abordarei, de uma forma sucinta, os princípios fundamentais e a metodologia que torna o Coaching, não só diferente, mas também impactante em relação a outras abordagens.

O coaching assenta fundamentalmente em 2 princípios básicos (embora existam mais): o potencial humano ou seja todo e qualquer ser humano possui todo o potencial e poder criativo ao seu dispor para alcançar tudo aquilo que pretende e que todas as respostas estão dentro de si. Para isso basta saber quais são as perguntas certas para descobrir essas mesmas respostas e os recursos internos.

O segundo principio é o pensamento positivo, ou seja, há uma orientação para a busca de soluções e a espectativa que o melhor sempre aconteça em contraponto com uma perspetiva negativa. Isto permite lidar melhor com os desafios que surgem na vida nas diversas dimensões (pessoal, familiar, profissional, académica, etc).

Sendo a metodologia alicerçada nestes dois princípios permite que os processos de mudança surjam de uma forma natural e ecológica, que quando alinhados com a visão, propósito e valores da pessoa permite aumentar a probabilidade do sucesso no alcance dos objetivos.

Metodologia do Coaching

O Coaching é sustentado numa metodologia constituída por 4 passos que visam obter uma maior garantia de alcançar os objetivos:

  1. Foco, é o primeiro passo, onde o coachee se foca no que realmente quer. Qual o resultado que se pretende. Isto ajuda-o a iniciar o caminho e a estabelecer as bases para os próximos passos.
  2. Consciencialização– permite que a pessoa tome consciência da importância do que quer, e do porquê de querer atingir esses objetivos.
  3. Responsabilização– a responsabilização consiste em centrar na pessoa a responsabilidade para atingir os objetivos que pretende alcançar. Isto deixa-o menos dependentes dos fatores externos e chama para si a responsabilidade pelos resultados atingidos.
  4. Comprometimento – não adianta delinear claramente e detalhamento os objetivos se não houver um comprometimento com o plano. Isto leva a partir para acão e a pôr em prática todas as estratégias arquitetadas.

O coachee ao passar por todo este processo terá como resultado uma ação motivada que o levará ao encontro dos resultados positivos esperados. O impacto poderá ser enorme levando o à autossuperação e ao resgate do poder que cada pessoa tem dentro de si, a partir do momento que se liberta do condicionalismo e da falta de recursos.

Leave A Comment