Valores pessoais – O que é realmente importante na sua vida?

Você já parou um minuto para pensar sobre como tem vivido a sua vida? O que é mais importante para si? Porque tem tido determinados padrões de pensamentos ou comportamentos? Ou porque motivo sente que não está a viver uma vida satisfatória e realizada?

A maior parte das pessoas nunca tirou um tempo para pensar seriamente sobre estas questões, e muito menos para perceber porque está a viver uma vida onde as frustrações, o desanimo, o esgotamento, a infelicidade, o stress, o sentimento de vazio, a desorientação, estão demasiado presentes.

Isto soa-lhe familiar?

Se sim, saiba que você não está, muito provavelmente, a viver a vida respeitando os seus valores pessoais. Isto cria um conflito interno do qual nem sempre estamos conscientes, e que no final de contas, acaba por influenciar os nossos pensamentos, emoções e comportamentos.

O que são valores pessoais?

Os valores pessoais são princípios que orientam a nossa vida. A forma como somos, pensamos, agimos e reagimos no nosso dia-a-dia é profundamente influenciada pelos nossos valores.

Eis alguns exemplos destes valores: liberdade, crescimento, honestidade, criatividade, cumplicidade, realização, paz, felicidade, sucesso, harmonia, vitalidade, independência, liberdade, etc.

Neste sentido, é fácil perceber o impacto que os valores têm nas nossas vidas e nos resultados que obtemos ao nível dos nossos relacionamentos, saúde, dinheiro, trabalho e desenvolvimento pessoal, entre outros.

Os valores são assimilados desde a nossa infância, e resultam da nossa educação e das nossas experiências nos vários contextos da nossa vida, tais como: família, escola, religião, amizades, cultura, e variam de pessoa para pessoa.

A importância dos valores pessoais

Valores pessoais determinam as nossa ações, pensamentos e emoções

Quando crescemos, temos a tendência em manter os mesmos valores, no entanto, as alterações podem correr mais frequentemente, ao nível da sua hierarquia. Por exemplo, uma determinada pessoa tinha como seu valor central a aventura, o que o levava a fazer vários desportos radicais e viajar um pouco por todo mundo, contudo, quando nasceu o seu primeiro filho, passou a valorizar mais o facto de estar com a sua família, sendo que o valor que ganhou mais destaque foi o amor.

Quando não respeitamos, ou pomos em causa os nossos valores, estamos na verdade a desrespeitar aquilo que somos na nossa essência. É nesses momentos que surgem os sentimentos de frustração, stress, infelicidade, desconforto e revolta.

Os valores e a sua hierarquia de importância, variam de pessoa para pessoa, no entanto, é comum, entre pessoas da mesma família ou, até, entre amigos partilharem valores idênticos.

A descoberta dos nossos valores é um exercício que nos leva a “escavar” um pouco mais fundo em nós mesmos, não só para nos conhecermos melhor enquanto pessoas, mas também para perceber como podemos seguir o nosso caminho em direção à felicidade e a uma vida em plenitude.

Quando desenhamos objetivos claros e que estão alinhados, não só com o nosso propósito de vida, mas também como os nossos valores pessoais, sentimo-nos verdadeiramente motivados. A título de exemplo, pense na última vez que trabalhou num objetivo em que você se sentia motivado. Tente perceber de que forma esse objetivo estava a alinhado com o seu propósito de vida e valores pessoais.

Após esta reflexão, você percebe porque estava motivado e comprometido com o seu objetivo.

Então quando você estiver a perseguir um objetivo pelo qual você está a ficar desmotivado e que o deixa tudo menos feliz, é porque não está alinhado com os seus valores.

 

Quais os benefícios de conhecer os seus Valores Pessoais?

Quando respeitamos os nossos valores e tomamos as nossas decisões alinhados com eles iremos obter:

  • Maior motivação para alcançar os nossos objetivos;
  • Ajuda-nos a tomar melhores decisões e ações;
  • Aumenta o nosso grau de autoconhecimento;
  • São a base para vivermos uma vida em plenitude e de satisfação;
  • Permite perceber qual a origem dos nossos conflitos, para que possamos ultrapassá-los;

Se você está a ler este texto, é porque realmente quer viver a vida de uma forma muito mais gratificante, com um sentido e uma missão clara e alinhado com os seus valores pessoais por isso convido-o a marcar uma sessão de Coaching comigo >>> marque aqui.

Leave A Comment