No artigo anterior falei das sobre as primeiras 8 atitudes para mudar a sua a vida em 30 dias e que você pode implementar no seu dia-a-dia para viver com propósito e de forma feliz e equilibrada.

Neste artigo apresento-lhe mais 8 atitudes para desafia-lo a fazer algo diferente e quebrar a sua rotina diária.

9. Cultive a contemplação

Se a mudança de ambiente pode produzir mudanças no seu cérebro, então a contemplação de algo admirável causará um impacto muito positivo em você.
Vá até ao topo de uma montanha e aprecie a grandiosidade da paisagem até perder de vista, ou aprecie o céu numa noite estrelada longe da poluição luminosa das grandes cidades, ou simplesmente reflita sobre o nosso lugar do universo.
Quando paramos para apreciar algo grandioso e magnânimo, isso causa em nós um estado de contemplação e alegria. Simplesmente aprecie e sinta essa beleza.

10. Diga às pessoas aquilo aprecia nelas

Vivemos numa sociedade marcada pela correria diária, onde as pessoas em vez de se conectarem, comunicam-se cada vez mais de forma superficial e pouco emotiva. Tendemos a apontar nos outros aquilo que não gostamos neles, mas esquecemo-nos de referir o que de positivo eles possuem. Uma das melhores formas de encontrar significado para a sua vida, e criar conexões mais profundas com as pessoas, é simplesmente dizer às pessoas de forma sincera, aquilo você aprecia nelas. Apenas diga algo simples, positivo e acima de tudo, seja verdadeiro sobre essa pessoa. Vai poder constatar que as pessoas vão valoriza-lo por isso e além disso começará por receber mais manifestações das outras pessoas.

 

11. Planeie fazer 5 coisas desafiantes no próximo ano

Uma vida com significado advém de fazer coisas novas, memoráveis e interessantes. Então se você quiser garantir que seu próximo ano seja realmente memorável, planeie 5 coisas incríveis que você pode fazer e que criará essas memórias. Não se contente apenas com viagens e/ou sair à noite no fim de semana. Decida fazer algo que seja desafiador e excitante tal como experimentar saltar de paraquedas, mergulhar, iniciar uma nova modalidade desportiva, aprender uma nova língua, entre outros. Quanto mais desafiante for o seu objetivo mais significativo vai se tornar, além do mais será uma boa forma de você se motivar a melhorar-se a si mesmo.

12. Organize a sua casa

Se quiser sentir-se mais inspirado, feliz e melhorar o seu bem-estar quando chega ao seu lar, então organize a sua casa. A ideia é você percorrer cada divisão e descartar todas aquelas coisas que foi acumulando ao longo dos anos e que já não têm utilidade. Isso é válido para tudo que está em guardado em gavetas, armários e prateleiras. Além disso mude a disposição dos seus móveis e dos elementos decorativos.
Estas mudanças vão ter um impacto no seu estado emocional, ao ponto de você se sentir mais leve e mais feliz em sua casa.

13. Faça as seguintes questões…

Este é um truque simples mas eficaz que você pode usar para chegar à raiz daquilo que realmente o faz vibrar na vida. Neste caso você deve fazer as seguintes perguntas: o que você quer fazer? O que você quer da vida? O que é que lhe traz mais satisfação? O que você faria na sua vida se não tivesse medo?
Ao refletir sobre estas questões você começará por buscar cada vez mais fundo no seu interior, até chegar à raiz do seu verdadeiro propósito, tornando assim mais fácil vislumbrar de que forma você passará a viver uma vida com mais significado e aquilo que realmente o motiva.
Desafio-o a responder por escrito e com detalhe às perguntas que referi anteriormente.


14. Escreva a sua declaração de missão

Com certeza já constatou que as empresas têm declarações de missão. Isso permite que eles demonstrem exatamente o que é que eles fazem, e acima de tudo o porquê de eles fazerem isso.
Por outras palavras, uma empresa que simplesmente diz que “faz X” para ganhar dinheiro, não terá muita declaração de missão. Uma declaração de missão, a titulo de exemplo, é algo mais parecido com a declaração de missão da Google é “organização das informações do mundo”. Este é um propósito e, na verdade, é uma verdade subjacente que está por de trás do que a empresa faz.
Você também pode e deve criar uma declaração de missão para si. Essa declaração deve conduzi-lo a algo que você realmente deseja alcançar e alem disso, descrever como vai chegar lá. Se quiser saber mais sobre como pode escrever a sua declaração de missão, recomendo que leia no meu blog o seguinte artigo no meu blog “Como descobrir o seu propósito de vida em 5 passos”: https://www.marcelosilva.pt/como-descobrir-o-seu-proposito-de-vida-5-passos/

15. Se você pudesse fazer qualquer coisa agora …

Fazer as perguntas certas podem ajudá-lo, em muitas situações, a esclarecer certas coisas que de outra forma poderão ficar menos claras.
Aqui está uma das perguntas mais poderosas que você pode fazer a si próprio: “se você pudesse fazer qualquer coisa neste e não houvesse limites … o que você faria?
Esta pergunta irá ajuda-lo a ter uma ideia mais clara das suas verdadeiras paixões e desejos.
Permita por momentos dar liberdade à sua imaginação e explore essas possibilidades sem impor limites. O que você faria? Talvez queira escrever esta reflexão no seu diário, ou simplesmente escrever numa folha o que lhe vier a mente.

16. Quais são os seus maiores arrependimentos?

No ponto anterior, refletimos sobre o que você faria neste momento, se você pudesse fazer qualquer coisa e não houvesse limites.
O desafio de hoje é pensar sobre “quais são seus maiores arrependimentos?”. O que você devia ou não devia ter feito. Todos nós em algum momento fizemos ou não fizemos o que deveríamos ter feito, e esses “arrependimentos” acompanha-nos ao longo da nossa vida. Acerca disso o mais importante é aprender com essas experiências.
Então como você vai evitar cometer esses erros no futuro?
Tenha como lema para a sua vida a seguinte frase de Mark Twain: “Daqui a vinte anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Então solte suas amarras. Afaste-se do porto seguro. Agarre o vento nas suas velas. Explore. Sonhe. Descubra.”

 

No próximo artigo irei apresentar-lhe novas atitudes para você se desafiar a fazer algo diferente no seu dia-a-dia e viver com propósito.

Se gostou deste artigo, comente e partilhe!

Leave A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.