6 fatores essenciais que contribuem para a satisfação profissional

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on reddit
Descobre os 6 aspetos essenciais que contribuem de forma inequívoca para a tua satisfação profissional

Estás satisfeito com aquilo que fazes profissionalmente?

Afinal de contas, estar satisfeito com o teu trabalho é importante para te sentires mais feliz e realizado a nível pessoal, bem como para o teu desempenho no trabalho.

Existe uma ideia, mais ou menos consensual, que a felicidade e a satisfação com o trabalho depende de se fazer algo que esteja relacionado com as nossas paixões, e/ou receber um salário elevado no final do mês.

Em primeiro lugar, é pouco provável que possamos ao longo do dia de trabalho, “trabalhar” com a(s) nossa(s) paixão(ões,) uma vez que haverá tarefas que nem sempre serão assim tão prazerosas e entusiasmantes quanto gostaríamos.

Por outro lado, nem toda a gente tem plena consciência daquilo que é a sua paixão e muito menos tem a facilidade de encontrar algum trabalho que possa ser, em grande medida, uma expressão dessa paixão.

Quanto ao salário elevado, é inegável a importância que o dinheiro tem nas nossas vidas e no impacto que este pode ter no nosso conforto e sentido de segurança.

Contudo, a partir do momento que as nossas necessidades básicas estejam supridas, (alimentação, lar, contas do dia-a-dia pagas e ter uma poupança para os imprevistos do dia-a-dia então), todo o dinheiro a mais poderá ser canalizado para adquirir bens que eventualmente possam se traduzir em satisfação para nós.

Neste sentido, de pouco serve ter um trabalho com um salário elevado, quando na verdade, detestamos esse trabalho e que nos gera stress e contribui para o desequilíbrio entre a nossa vida profissional e pessoal.

Na realidade esse salário elevado até pode te dar uma certa alegria e satisfação momentânea, mas não contribui para o sentido de realização profissional duradouro e sustentável.

Embora seja inegável a importância da paixão e do dinheiro para a realização profissional, existem 6 fatores críticos e que tu podes desenvolver para alcançar mais satisfação profissional.

O que os estudos nos dizem sobre satisfação profissional?

Benjamin Todd, CEO e cofundador da organização 80,000 hours, constatou, após ter revisto 60 estudos sobre satisfação profissional, que existem 6 aspetos essenciais que contribuem para o senso de satisfação profissional, para além da paixão e do salário elevado.

Eis quais são os 6 aspetos segundo as conclusões de Todd:

1. Ter um trabalho envolvente

Um trabalho envolvente é na verdade um conjunto de aspetos que te permitem sentir comprometido e  envolvido com o teu trabalho e que dependem do contexto e ambiente do “local de trabalho”. Alguns dos aspetos que contribuem, neste âmbito, para a satisfação profissional poderão ser:

  • Tarefas cativantes que forneçam um sentimento de fluxo (quando executamos tarefas e não damos pelo tempo passar);
  • Liberdade para escolher de que forma eu quero trabalhar (ex.: metodologia de trabalho);
  • Tarefas claramente definidas;
  • Variedade de tarefas;
  • Feedback regular por parte dos colegas e chefias;
2. Ter um trabalho que ajude outras pessoas

A contribuição é um dos pilares fundamentais para que as pessoas se sentiam realizadas profissionalmente. Ter a perceção de que o nosso trabalho gera um impacto positivo na vida dos demais, nomeadamente clientes e colegas de trabalho, traduz-se num sentimento de realização.

3. Ser bom no que faz

A satisfação profissional depende também do facto de sermos qualificados e competentes naquilo que fazemos profissionalmente. 

Quando entramos para o mundo do trabalho ou enveredamos por uma profissão na qual não temos ainda experiência, é comum sentir insegurança e stress por não sermos tão competentes quanto desejaríamos. 

À medida que vamos desenvolvendo os nossos conhecimentos e experiência, iremos sentir mais confiança naquilo que fazemos e, por consequência, o nível de stress diminuirá, enquanto a nível de satisfação aumentará.

Este aspeto, tem haver com um conceito desenvolvido pelo psicólogo  Mihaly Csikszentmihalyi, o qual designou por “Estado de Fluxo”. 

O estado de fluxo é quando o nível  de satisfação se mantém enquanto as tarefas que vamos desenvolvendo têm um nível de exigência adequado às nossas capacidades. Quando as tarefas são demasiado desafiadoras em relação às nossas capacidades, vamos sentir ansiedade e preocupação, por outro lado se o nosso nível de capacidade for elevado e o nível de desafio dessa tarefa for baixo, vamos tender a sentir tédio e frustração.

4. Relacionamento solidário entre colegas de trabalho

Indiscutivelmente, um dos fatores que mais influencia o ambiente laboral, é a relação de solidariedade com os colegas de trabalho. Tu não necessitas de ser o melhor amigo deles, contudo deverão estar presentes nessas relações aspetos como a cooperação, feedback positivo, empatia e confiança.

5. Ausência de fatores chave negativos

Existem alguns fatores chave que contribuem bastante para a insatisfação profissional e que por essa razão não deverão existir no teu trabalho. Esses aspectos deverão, de alguma forma, ser limitados ou inexistentes, tais como por exemplo: horas excessivas de trabalho, salário injusto, falta de perspetivas de progressão na carreira, excesso de controlo nas tarefas desempenhadas, bullying laboral, vínculo laboral incerto, entre outros.

6. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Ter equilíbrio entre vida profissional e pessoal consiste em ter tempo e energia para se dedicar à sua carreira profissional, sem que isso afete o seu bem-estar,  a relação com a família, e a execução dos projetos pessoais.

Agora que conheces os 6 fatores que contribuem para a satisfação profissional, desafio-te a refletires sobre esta questão: “De que forma posso ter mais presente no dia-a-dia, cada um destes 6 fatores, para elevar o meu nível de satisfação profissional?

Se estás insatisfeito com o teu trabalho, ou queres melhorar a tua relação com o trabalho atual, então convido-te a baixar o ebook grátis onde partilho uma dinâmica poderosa para teres clareza dos aspetos fundamentais para a tua realização profissional.  Apenas necessitas de preencher o formulário com o teu nome e email para ter acesso imediato. Acesso ao exercício em PDF <<<

Com este simples exercício serás capaz de…
  • Definir o que é verdadeiramente importante para ti a nível profissional;
  • Aumentar os teus níveis de motivação e realização profissional com o teu trabalho atual;
  • Ter mais clareza dos aspetos que verdadeiramente te entusiasmam e te energizam mais;
  • Definir os próximos passos para transformar a tua relação com o teu trabalho atual para algo muito mais positivo e prazeroso;
  • A ter clareza do novo caminho profissional, caso seja essa a tua opção;
  • Descobrir os teus talentos, capacidades e características pessoais mais marcantes, que te vão ajudar a ser um profissional mais motivado e satisfeito no teu trabalho
 

Para teres acesso ao exercício faz o download do PDF Gratuito com exercício completo. Apenas necessitas de preencher o formulário com o teu nome e email para ter acesso imediato. Acesso ao exercício em PDF <<<

Talvez tenhas interesse

Coaching

O que é Coaching?

  “Acredito que o COACHING é uma das melhores abordagens para ajudar as pessoas e as empresas a vencerem novos desafios do século XXI.” O

Faz o download Grátis

Neste ebook vais descobrir:
  • 31 atitudes que te vão ajudar a construir uma vida com mais Propósito e realização
  • Como obter mais sentido em cada dia para ter uma vida mais rica, plena e apaixonante

Para teres acesso, preenche o formulário abaixo: