Como Encontrar mais Propósito no Trabalho Atual

Conheces aquela sensação de quando algo não está bem no trabalho? Como se não tivesses nenhum propósito?

Pode ser frustrante e desmotivador, mas é possível encontrar mais propósito e significado no teu trabalho atual, para além do óbvio: que é ganhar um salário no final do mês que te permita sustentar a tua vida e dos teus familiares que dependem de ti.

Neste artigo iremos abordar o que é propósito, por que é importante, como encontrar significado no trabalho atual e como motivar-te para dar o teu melhor no teu trabalho.

 

Afinal o que é o propósito?

Propósito é o significado subjacente ou o motivo de se estar a fazer algo. Pode ser definido como o objectivo ou motivação de algo ou de alguém.

Propósito é o que te motiva a fazer o que fazes e é o que te faz sentir que tens um motivo maior na vida. Dito de outra forma: é uma razão suficientemente forte que te guia para alcançar e superar as tuas metas.

Quando tens propósito no trabalho, tu ficas mais motivado e energizado para alcançar os teus objectivos. É importante ter propósito no trabalho para não te sentires desmotivado, desanimado ou desinteressado.

 

Por que é importante ter propósito no trabalho?

Ter propósito no trabalho traduz-se numa maior satisfação pessoal, e assim o trabalho torna-se mais do que meramente um emprego; torna-se uma parte da tua identidade

Assim, quando tens propósito no trabalho, encontras um sentido maior para o que estás a fazer e estás naturalmente mais motivado pelo que fazes no teu dia-a-dia profissional do que apenas pela expectativa de receber o salário ao final do mês.

Além disso, o propósito pode ajudar-te a melhorar o teu desempenho no trabalho. Quando encontras propósito e significado no trabalho, consegues ver o trabalho como uma fonte de motivação e inspiração. Neste sentido consegues expressar através do teu trabalho as tuas capacidades e dedicação.

Além disso, encaras o teu trabalho não como algo desagradável, mas algo que merece a tua atenção e empenho.

 

 

Como encontrar mais significado no trabalho atual?

O primeiro passo para encontrar significado e propósito no trabalho atual é identificar o que é realmente importante para ti. Para isso deves fazer uma reflexão sobre algumas destas questões:

  • O que te motiva?
  • O que gostas de fazer?
  • Que coisas te despertam um interesse elevado
  • O que é importante para ti no trabalho?

 

Estas perguntas são importantes para te ajudar a encontrar um propósito no trabalho, contudo a perguntas mais importante é:

  • Como posso alinhar o meu trabalho atual com aquilo que me motiva e gosto de fazer, com aquilo que me gera interesse elevado e o que é importante para mim no trabalho?

Depois de fazeres a reflexão em relação à questão anterior é importante fazeres uma lista de tarefas que que podem ser enquadradas no teu trabalho atual com o objetivo de melhorar o teu desempenho e satisfação com o teu trabalho.

Esta abordagem é fundamental para obteres mais significado, ter mais interesse e motivação. no teu trabalho atual e mais interessante.

Além disso, busca ao longo do tempo, encontrar novas formas de olhar para o teu trabalho atual com objetivo e de o tornar cada vez mais motivador e entusiasmante.

Esta abordagem poderá significar que não precisarás de mudar de trabalho para te realizares, por vezes basta fazer alguns ajustes que irão mudar definitivamente a forma como encaras o teu trabalho.

 

 

Como motivar-se no trabalho?

Uma vez que já tens clareza daquilo que pode contribuir para teres mais significado e propósito no trabalho atual, é importante cultivar a tua motivação para fazer o teu melhor enquanto profissional.

Uma forma de conseguir isso é definir metas e objetivos a nível profissional.

Ao definires metas e objectivos, estás na verdade a gerar mais motivação porque isso permite-te ter clareza daquilo que queres alcançar futuramente em termos profissionais, e, além disso, à medida que vais progredindo isso irá resultar numa maior sensação de motivação decorrente do teu progresso.

 

Também podes usar recompensas para te motivar:

Podes recompensar-te por cada etapa que alcançares no teu trabalho ou por cada objectivo alcançado. Estas recompensas podem incluir uma hora de diversão, um pequeno presente ou uma “barrita” de chocolate deliciosa.

Outra forma de te motivar é rodear-te de pessoas que te inspiram e que compartilham os mesmos objectivos e valores que tu. Ao rodear-te de pessoas que te motivam, consegues manter-te alinhado com os teus objectivos e mantém-te motivado para alcançar os teus objetivos profissionais.

Encontrar propósito e significado no trabalho actual é importante para manter a motivação e para sentir que tens um propósito na vida.

É importante identificar o que é importante para ti no trabalho, definir metas realistas e rodear-te de pessoas que te motivam. Assim, tu consegues encontrar um propósito maior no trabalho e usar o trabalho como uma forma de crescer e melhorar o teu desempenho.

Gostas-te? Então partilha e/ou comenta este artigo com os teus amigos!!!

Gostas-te? Partilha este artigo:

Facebook
Pinterest
LinkedIn
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *