Os 7 mitos que te estão a impedir de alcançares a realização profissional

Estás insatisfeito com o teu trabalho atual? 

Desejas mudar o rumo da tua carreira, mas achas difícil? 

Neste artigo vou partilhar contigo os 7 mitos que te podem impedir de alcançares  a realização profissional.

Na verdade estes 7 mitos não são mais do que desculpas que as pessoas dão a si mesmas ou que preferem acreditar, e que, de certa forma,  estão a minar as suas possibilidades de serem bem sucedidas profissionalmente.

Vamos lá conhecer os 7 mitos:

Mito 1 – Eu preciso ter um salário elevado

Uma grande parte das pessoas buscam ter um salário elevado. 

Mais dinheiro no orçamento mensal, significa maior poder de compra para poder ter a liberdade e a segurança de uma vida melhor.

Todo o trabalhador deve ousar querer um salário melhor. A questão a ter em conta, é se o preço a pagar por isso valerá a pena?

Imagina que estás num determinado cargo/trabalho que permite ter um salário acima da média, mas para isso tens de ficar a fazer horas extraordinárias, fazer viagens várias vezes por mês, lidar com a cultura da empresa que é demasiado exigente e pouco flexível, os níveis de stress são frequentemente elevados…

Depois de alguns anos a trabalhar neste regime, que numa primeira fase até poderia ser motivador e desafiante, como ficará a tua saúde, a relação com a tua esposa/marido e filhos?

Será que vale a pena trabalhar como um louco, estar em constante stress, e tudo o resto fica para segundo plano?

Mito 2 – Estou demasiado velho para mudar de emprego

Esta é sem dúvida a desculpa mais usada por alguém que não está disposto a sair da sua zona de conforto.

Lembra-te que a idade da reforma tem vindo a aumentar nos últimos anos. Com o aumento da longevidade da população, a expectativa é que cada vez mais as pessoas tenham de trabalhar até idades mais avançadas.

Será que estás disposto a manter-te nesse estado de apatia, a queixar-te de que o teu trabalho atual não te entusiasma mais, a contar as horas e os minutos para o fim do dia de trabalho?

A nossa realidade é pautada pelas nossas crenças. 

Se tu acreditas (…ou preferes acreditar) que estás demasiado velho para mudar de emprego, vais encontrar uma série de desculpas e justificações para te levar a crer que essa é a melhor opção. 

Também é verdade que se preferires acreditar a tua idade não é um problema e decidir por isso mudar de emprego, vais encontrar outras tantas razões para fazeres essa mudança.

A escolha é tua!

Eu acredito que nunca é tarde para mudar. Quer tenhas 40, quer tenhas 65 anos. Tudo está na tua mente.

Mito 3 – Deixa-te estar no teu trabalho atual que é garantido

Quem nunca ouviu este conselho das pessoas que nos são próximas, sempre que dizemos que queremos mudar de emprego?

As pessoas que dão conselhos, estão a expressar a forma como eles próprios encaram a situação baseado no seu ponto de vista.

Lembra-te que os teus amigos, pais ou esposa/marido, não estão na tua pele para sentirem a dor  que tu sentes em relação ao teu trabalho atual.

A segurança que um trabalho “garantido” te dá não pode servir de desculpa para não mudares de trabalho.

Além do mais, verifica-se hoje que não há trabalhos garantidos. O melhor exemplo para ilustrar isso, foi a recente pandemia, que em poucos dias virou por completo a forma de trabalhar e pôs em causa milhões de postos de trabalho.

Se vais aceitar conselhos, aceita aqueles que vêm das pessoas que já alcançaram aquilo que queres alcançar 😉

Mito 4 – Preciso de trabalhar com a minha paixão

Trabalhar com algo que te apaixone é algo muito importante para a tua realização profissional, contudo esta é uma meia verdade.

Fazer algo que te apaixona profissionalmente por si só não é suficiente. 

Existem mais 2 elementos que precisas ter presente. 

Em primeiro lugar precisas de ter as competências necessárias para fazer esse algo que te apaixona. 

Por exemplo se és apaixonado por guitarras e se não és competente na sua execução, dificilmente poderás te tornar professor de guitarra….

…ou se não és competente a vender, dificilmente conseguirás trabalhar numa loja de instrumentos musicais.

O último aspeto, diz respeito ao que o mundo precisa. Em qualquer trabalho que realizamos só obtemos um pagamento  se alguém está disposto a pagar por algum serviço ou produto que produzimos, distribuímos, vendemos, reparamos, etc.

Assim sendo o teu trabalho ideal deverá assentar numa paixão, competências para o realizar e ter pessoas dispostas a pagar pelo que fazes.

Os 7 mitos que te estão a impedir de alcançares a realização profissional

Mito 5 – Eu preciso de tirar um curso superior

Nem toda a gente necessita de tirar um curso superior para que consiga alcançar um trabalho que a realize.

Existe uma ideia impregnada na sociedade, que ter um “bom emprego” e um salário elevado depende de tirar um curso superior.

Cada vez mais, as empresas procuram pessoas não pela sua formação e certificações, mas pelas suas competências, habilidades e aptidões emocionais, mentais, comportamentais e sociais.

Estas competências pessoais são designadas por soft skills, e assume-se atualmente como o grande diferencial no mundo do trabalho.

É comum as pessoas  fazerem um enorme investimento de tempo e dinheiro num curso superior e descuram a aprendizagem e o desenvolvimento de soft skills.

Mito 6 – Eu preciso de trabalhar por conta própria

Trabalhar por conta própria ou ter um negócio próprio é o sonho de muita gente. 

Esta opção profissional é vista, muitas vezes,  como um remédio milagrosos para aqueles que detestam trabalhar para um chefe, cumprir horários rígidos e submeter-se à cultura da empresa e às tarefas e rotinas impostas pelo seu empregador.

Na verdade, trabalhar por conta própria, apesar das muitas vantagens, exige que a pessoa detenha um conjunto de competências em diferente domínios: criatividade, disciplina, motivação, resiliência, e, acima de tudo, a capacidade de lidar, a cada mês, com a incerteza.

As estatísticas demonstram que cerca de 60% das empresas fecham nos primeiros 5 anos de vida.

Por isso costumo dizer que trabalhar por conta própria é bom, mas não é para qualquer um.

E para ti é?

Mito 7 – Eu preciso de mudar de trabalho

Quando as pessoas se vêem a braços com um trabalho que detestam, a solução mais óbvia que lhes vem à cabeça é bater com a porta e ir em busca de um novo emprego.

Na verdade, por mais que não pareça, a solução poderá passar por manter-te no teu trabalho atual.

Como assim!?!?

Precisas de ressignificar a forma como encaras o teu trabalho.

Então o que é isto de ressignificação?

Em primeiro lugar precisas de ter consciência daquilo que te causa insatisfação no teu trabalho. Depois precisas de identificar e decidir, a partir de agora, a assumir  uma nova abordagem quanto à forma como encaras essa(s) situação(es) que te causam insatisfação.

Exemplo: Se tens um chefe que anda sempre a sondar aquilo que fazes e além disso é  as sua observações ao que tu fazes são sempre no sentido de te criticar negativamente.

Isso normalmente deixa-te irritado e frustrado. 

Contudo, quando tu decides adotar a postura de “entra por um ouvido e sai por outro” ou decides abordar essa situação diretamente com ele no sentido de demonstrares a forma como te sentes relativamente a esse comportamento dele em relação a ti. 

Ou alternativa, pedes transferência à administração para outro setor, de forma a que não tenhas de aturar o esse chefe picuinhas.

Este é um exemplo simples de ressignificação.

Espero que após teremos desfeito estes 7 mitos, possas ter uma perspetiva diferente sobre o teu caminho que te conduzirá à realização profissional.

Para terminar quero que te retenhas o seguinte:

  1. Não te rendas às desculpas que justificam que deves ficar na atual situação profissional atual
  2. Toma uma decisão. Se não tomares uma decisão nada mudará

COVITE para TI:

Se neste momento estás confuso, frustrado ou infeliz com o teu trabalho atual, quero convidar-te a fazer este questionário que te ajudará a ter mais clareza no caminho profissional a seguir: https://mkt.egoi.page/6e12e13UF/questionario-devo-sair-do-meu-trabalho-atual

  1. Descobre se precisas de sair do teu trabalho atual ou se apenas necessitas de fazer alguns ajustes;
  2. Descobre se estás no caminho profissional certo;
  3. Obtém clareza daquilo que pode estar a causar frustração e insatisfação no teu trabalho atual;

Acede aqui ao questionário GRÁTIS: https://mkt.egoi.page/6e12e13UF/questionario-devo-sair-do-meu-trabalho-atual: https://mkt.egoi.page/6e12e13UF/questionario-devo-sair-do-meu-trabalho-atual

Se gostaste deste artigo partilha com os teus amigos nas redes sociais.

Abraço

Marcelo Silva

Gostas-te? Partilha este artigo:

Facebook
Pinterest
LinkedIn
Twitter
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *