Qual é o seu propósito de vida?

Qual é o seu propósito de vida?

O que significa para si viver o seu propósito de vida? Qual é a sua grande paixão? Como pode viver a sua vida alinhada com o seu propósito de vida?

Estas são algumas das perguntas mais importantes que uma pessoa pode fazer a si própria. As suas respostas poderão fazer toda a diferença na sua vida. Contudo, estas mesmas perguntas são ignoradas pela maior parte das pessoas que eu conheço.  Todos nós temos um propósito de vida, independentemente de termos ou não consciência disso.

Imagine a seguinte situação:

Todos os dias, o seu despertador toca insistentemente, você se arrasta para fora da sua cama e se levanta com um grande esforço. Dirige-se até a cozinha, faz o seu café da manhã, toma banho, veste-se e já em cima da hora, sai a correr para o seu trabalho, com a expectativa que o dia termine rápido.  No final do dia, você regressa novamente a sua casa, janta e vai para a cama. No dia seguinte, recomeça novamente a sua rotina ao longo de semanas, meses e anos…

…ou, em alternativa, você…

…acorda e se levanta da sua cama num salto, cheio de energia e motivado para abraçar um novo dia que agora começa. A sua vida tem uma direção clara, e tudo faz sentido, porque você faz aquilo que o apaixona e lhe dá prazer. Você encara os problemas que surgem como desafios a serem vencidos e sente-se motivado a ir em frente. Você vive a sua vida tirando o melhor partido dela, com um sorriso estampado no seu rosto. O seu trabalho é motivo de prazer, alegria e felicidade

…em qual destas “vidas” você gostaria de viver?

Existe algo errado consigo quando, habitualmente, desaja impacientemente que o fim de semana chegue, ou, quando se sente deprimido no Domingo à noite, pelo facto da segunda-feira se aproximar a passos largos.

Se você não sente, de uma forma geral, entusiasmo na sua vida, quer você esteja no seu trabalho ou fora dele, é um sinal de alerta para você.

Um dos principais fatores que fazem as pessoas se sentirem deprimidas e infelizes é o simples facto de viverem a sua vida sem um propósito claro e sem algo que as apaixone. Nada é mais frustrante do que viver uma vida sem um propósito.

Pessoalmente experienciei por muito anos o que é viver uma vida sem propósito. Uma boa parte das decisões que tomei na minha vida foram  motivadas mais pelas circunstâncias, do que pelo meu propósito, o que me levou a viver uma vida em muitas ocasiões, pouco entusiasmante, até que descobri o meu propósito de vida.

Esta descoberta ocorreu num dos momentos chave da minha vida, que foi quando iniciei a formação de Coaching. Curiosamente o Coaching surgiu na minha vida quase como por acaso, numa altura em que eu tinha terminado os meus estudos universitários e sentia uma frustração por ter investido bastante do meu tempo e do meu dinheiro, numa carreira que não viria a resultar em oportunidades de emprego. Nesta altura decidi, sem saber muito bem porquê, fazer uma formação de Coaching.

No decorrer da formação do Coaching, através de algumas dinâmicas, tive a oportunidade de me conhecer de uma forma mais profunda, e foi então, que tive um momento “Eureka”:  descobri que o meu propósito de vida é: “Ajudar as pessoas a libertarem o seu potencial para viverem uma vida mais gratificante”.

A partir daí comecei por tomar decisões mais consciente e alinhadas com esse propósito, que me trouxe a você, que está neste preciso momento a ler este texto.

Porque viver o propósito de vida é importante?

Todos somos diferentes uns dos outros, o que significa que cada um tem o seu próprio tempo e oportunidade para encontrar aquilo que realmente o apaixona na vida.

Descobrir o seu propósito irá ajudá-lo a saber quem verdadeiramente você é, e o que quer realmente para a sua vida, ao mesmo tempo que se torna mais feliz, motivado, entusiasmado e enérgico.  Por outro lado, ajuda-o a tomar melhores decisões tendo em conta o seu propósito.

Segundo um estudo que envolveu mais de 6000 pessoas, feito pela Universidade de Carleton em Ottawa no Canadá, concluiu-se que as pessoas que possuíam um propósito de vida tinham uma maior probabilidade de viverem mais tempo.

Eu diria que uma vida com propósito é uma vida que merece ser vivida até ao fim.

Contudo, nem sempre é fácil e rápido cada pessoa encontrar o seu propósito de vida, uma vez que poderá ser necessário fazer uma reflexão para se conhecer a si próprio de uma forma mais profunda.

No próximo artigo vou fornecer-lhe 5 passos para o ajudar a encontrar o seu propósito de vida.

 

Leave A Comment